O Partido Verde de Piracicaba foi fundado em 1988, e em 1989, elegeu o primeiro vereador, o Engenheiro Agrônomo, Juan Moreno Sebastianes, que exerceu o mandato entre 1989 à 1992. Mesmo com um parlamentar na Câmara, o partido perdeu o registro provisório e ficou por um tempo sem realizar ações partidárias.
Em 02 de junho de 1992, conforme registrado em ata do PV, um grupo de lideranças se empenhou na fundação do partido, se reuniram e criaram uma Comissão Provisória. Na época, constituída pelo Presidente Luiz Antônio Gallo, tendo como membros, Moisés Francisco Perecin, Marco Sakio Taniguti e Hugo Cezar Benedetti.
Em 14 de março de 1993, ocorreu nova eleição do PV e foi eleito como presidente da comissão provisória o senhor André Antônio de Siqueira que ficou à frente até 12 de janeiro de 1996. Após três anos, o cargo foi passado a Marco Sakio Taniguti que ficou até agosto de 1997, ano em que o partido elegeu mais um vereador, o então João Amauricio Pauli, que cumpriu o mandato de 1997 à 2000.
Em de 15 de agosto de 1997, a reunião do Partido Verde contou com participação do então vereador João Amauricio Pauli. Naquela época ele já trabalhava ações na busca da Fraternidade Social e Fé, Saúde e Sustentabilidade. Durante a reunião constava na pauta a eleição para a nova Executiva na qual foi eleito Juan Moreno Sebastianes para presidente.
Em 11 de março de 1998, a cidade de Piracicaba recebeu pela primeira vez o Presidente Nacional do Partido Verde, José Luiz Penna, que participou do encontro municipal e foi recepcionado por militantes e simpatizantes.
Já em 13 de março de 1999, o vereador Dr. João Amauricio Pauli assumiu a presidência do partido e na Convenção Partidária em 10 de junho de 2.000, foi escolhido para candidato a vice prefeito de Piracicaba, por meio de coligação, vindo a vencer as eleições naquele ano, em 1º de outubro de 2000.
No mesmo pleito foi eleita também para o cargo de vereadora, a Pediatra Laurisa Corttellaazzi, e em 29 de maio de 2001, mais uma conquista, a então vereadora na época, Aparecida Gregolin Abe, filia-se ao Partido Verde.
Nas eleições de 2004 o Partido Verde concorre as eleições novamente, por meio de coligação e indica para a chapa como vice prefeito, o ex vereador, Juan Moreno Sebastianes, compõe a chapa um bom número de candidatos a vereanças, mas naquele ano a coligação não venceu as eleições e não nenhum candidato ocupou cadeira na Casa de Leis.
Mas, não para por aí. O Partido Verde de Piracicaba, lançou nas eleições nacionais de 2006, para concorrer Câmara dos Deputados a pediatra Lauriza Corttellazzi e Sérgio Chiaranda e para Assembleia Legislativa, o professor Gustavo Jaques Dias Alvim, não houve eleitos.
Em 2008, o Partido Verde saiu com chapa completa, lançando como candidato a prefeito João Amauricio Pauli e a vice prefeito Juan Antonio Moreno Sebastianes não houve coligação na chapa de vereadores.
Em 2012, O Partido Verde saiu com chapa completa, lançando como candidato a prefeito Dilmo dos Santos, tendo como vice prefeito Jairo Ribeiro de Mattos dos Democratas.
Em 02 de outubro de 2016 o partido não apresentou candidato ao cargo majoritário concorreu apenas com cargo a vereança, infelizmente nenhum candidato conseguiu se eleger. Mas o partido ganhou forças com a chegada do então Deputado Federal na época, Antônio Carlos de Mendes Thame e na eleição nacional em 2018 dia 07 concorreram aos cargos de Deputado Estadual, João Amauricio Pauli e a Deputado Federal, Antônio Carlos de Mendes Thame.
E, nessa nova etapa de estruturação do PV em Piracicaba, com grande empenho do presidente, Dr. João Pauli, o partido que estava funcionando apenas como Comissão Provisória, em 20 de julho de 2019, durante a Convenção Municipal, foi constituída a Executiva Municipal e transformado em Diretório Municipal do Partido Verde em Piracicaba, conforme registro em Ata.
Com objetivo de contribuir mais e melhor com a população piracicabana, além de ativar ainda mais as ações da sigla no município, Dr. João Pauli vem trabalhando para evidenciar as bandeiras defendidas pelo PV na a construção de uma sociedade justa e mais igualitária, em que o respeito uma sociedade seja mais harmônico e solidário.
Nesse sentindo, desde outubro de 2019, Dr. João Pauli, criou uma aproximação com a vereadora Nancy Thame propondo a criação de um novo projeto político para a cidade de Piracicaba. Foram vários momentos de diálogos, reuniões e entendimentos e a vereadora chegou a uma conclusão que os princípios que regem o Partido verde estão mais alinhados com a sua forma de fazer política de maneira mais horizontal, olhar global e agir local, a sustentabilidade nas políticas públicas, etc.
Em 15 de março de 2020, no Encontro Anual de filiação do Partido Verde de Piracicaba, a vereadora Nancy Aparecida Ferruzzi Thame, se filiou e se colocou à disposição do PV. Em reunião no dia 17 de março foi escolhida como pré candidata do a prefeita de Piracicaba.
Na sua vinda, ela trouxe para compor o time de filiados aproximadamente 150 novos filiados e tem atuado junto ao partido na formação de lideranças, na qual 45 deles estão à disposição como pré candidatos a vereança e, há quatro meses tem uma agenda de encontro semanais com essas lideranças, com grupos de formadores de opinião da cidade, com grupos de apoiadores, etc.
O principal pilar desse novo projeto é vislumbrar um novo tempo, com horizontes mais elevados no trato da coisa pública, visando unicamente melhorar a vida das pessoas.