Juan Antonio Moreno Sebastianes nasceu na Espanha em 24/6/1948. Em 1957, veio para o Brasil, onde trabalhou e estudou, formando-se Engenheiro Agrônomo, com Pós Graduação em Genética (ESALQ-USP ) e Professor de Química (UNIMEP).
Em 1975, casou-se com a piracicabana Vânia Bragaia, também Engª Agrônoma, tendo 3 filhos.
Espontaneamente tornou-se brasileiro (naturalizado), tendo sido eleito vereador em Piracicaba, o mais votado em 2 mandatos (1989 a 1996), com destacada atuação socioambiental e pela ética. Também foi Secretário de Meio Ambiente e de Planejamento de Piracicaba (2001 a início de 2004).
Ainda criança, foi procurado para dar aulas particulares e, em 1967, foi convidado para lecionar no Curso e depois no Colégio CLQ onde também é Coordenador da Química. Também lecionou 1 ano no Sud Mennucci, 2 anos na Escola de Engenharia de Piracicaba (FUMEP) e 22 anos na UNIMEP.
E alguns trabalhos que motivaram o título recebido de Cidadão Destaque Ambiental (COMDEMA):
* Desde 1978, a convite de escolas, associações, igrejas e da antiga Delegacia de Ensino, tem feito palestras sobre POLUIÇÃO, ENERGIA NUCLEAR, RECURSOS HÍDRICOS, COLETA SELETIVA e RECICLAGEM.
*Como Vereador de Piracicaba, de 1989 a 1996, foi o autor das Leis:
Além de muitas emendas aprimorando projetos ambientais, habitacionais (melhorar moradias e evitar invasões de Áreas Verdes, Institucionais e APPs).
Foi Relator da LOM com grande participação nos Capítulos Ambientais e de Recursos Hídricos, e autor da Disposição Transitória que estabeleceu prazos para Tratar o Esgoto.
Ajudou a criar o Consórcio Intermunicipal das Bacias PCJ, o respectivo Comitê e Agência de Bacia. Foi Conselheiro Fiscal do Consórcio e Consultor.
Atuou contra a instalação de TERMOELÉTRICAS a “pixe” e a gás natural na região, que aumentariam a “chuva ácida”, óxidos de nitrogênio, ozônio, efeito estufa e a retirada de água do nosso rio. Defendia as térmicas a biomassa (palha e bagaço da cana), as eólicas e solares.
* Como Secretário de Meio Ambiente e de Planejamento (2001 a início de 2004), com poucos recursos: