A Câmara de Vereadores aprovou a moção de aplausos 73/2020, durante a 21ª reunião extraordinária, nesta segunda-feira (6). De autoria da vereadora Nancy Thame (PV), a moção homenageia o professor Dr. Tiago Osório Ferreira pela orientação na pesquisa realizada sobre o uso de solos artificiais para reabilitação de áreas impactadas pela mineração.
Tiago Osório Ferreira é professor doutor do Departamento de Ciência do Solo da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo) desde 2013 e obteve o título de livre docente em pedologia na instituição em fevereiro de 2020.
O professor recentemente orientou uma pesquisa desenvolvida por Francisco Ruiz, pelo programa de pós-graduação em ciência do solo da Esalq/USP, sobre “Uso de solos artificiais para reabilitação de áreas impactadas pela mineração”. A pesquisa foi realizada na mineradora de calcário Amaral Machado, localizada em Saltinho/SP, e conforme salienta o pesquisador Francisco Ruiz, é uma estratégia inovadora para o setor mineral do Brasil e consiste em reaproveitar os rejeitos produzidos pela própria mineração para construir solos, recompondo a topografia e vegetando as áreas que estão sob pastagem e cana-de-açúcar.
“No caso desse trabalho, em Saltinho, tem um impacto muito grande por causa do calcário e é uma estratégia totalmente inovadora, eles reaproveitam dos rejeitos da mineração, recompondo o solo e áreas que são novamente utilizadas”, afirmou a vereadora Nancy Thame, autora da moção, durante a 21ª reunião extraordinária. Nancy Thame ainda ressaltou a importância de se falar em questões ambientais no momento atual.
O trabalho orientado pelo professor e livre docente Dr. Tiago Osório Ferreira, está entre os premiados do 22º Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica Brasileira 2020, promovido pela Revista Minérios.
Texto: Daniela Teixeira
(Câmara de Vereadores de Piracicaba)